O papel do Poder Legislativo como alicerce da democracia

Funções da Câmara Municipal: 

  • Representativa: Conforme a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal: “todo poder do município emana do povo que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes eleitos.” Assim, conclui-se que a Câmara é a voz da população em relação à administração pública e o vereador traz as demandas de quem representa. 

  • Legislativa: A Câmara propõe, analisa, vota projetos para atender às necessidades e desenvolvimento do município. Tipos de leis:

    a) Emenda à lei Orgânica Municipal (2/3 de votos);

    b) Lei Complementar (disporá sobre o Plano Diretor, Código tributário, Código de Obras, Código de Posturas, Código Sanitário, Estatuto dos Servidores, Parcelamento, ocupação e uso do solo;

    c) Lei Ordinária;

    d) Resolução;

    e) Decreto Legislativo,

    f) Matérias de iniciativa privativa do prefeito (criação de cargos, extinção de funções, Remuneração, criação de Secretarias, Plano Pluri Anual (Lei 14.356, de 13/01/2022 que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da Administração em consonância com o Plano Diretor), Diretrizes Orçamentárias (as emendas individuais ao Projeto da LOA, serão aprovadas no limite de 2% da receita corrente líquida e 50% deverá ir para a saúde). Em 2025 o Projeto da LOA prevê um orçamento de 4,1 bilhões. Serão apontadas para as emendas parlamentares 2,5 milhões para cada vereador. Metade desse valor tem que ser direcionado para a saúde. 

    Fiscalizadora: Função de controlar os atos do Poder Executivo, assegurando que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e responsável. Esta ação fiscalizadora do poder legislativo é fundamental para garantir que a sua aplicação esteja de acordo com os interesses coletivos, conforme artigo 31 da Constituição Federal.

Estrutura da Câmara

O Regimento Interno é a mola mostra da estrutura da Câmara.
  • Mesa Diretora: São cinco membros: Presidente, 1º Vice presidente, 2º Vice- Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário. O mandato é de 2 anos. A Mesa Diretora é eleita no dia 1º de janeiro, no dia da posse.  

  • Comissões Permanentes e Temporárias: São três membros e um suplente em cada Comissão. São 19 as comissões Permanentes. Foi aprovada a formação da Comissão de Turismo que aguarda ser sancionada. Cada vereador pode participar de 4 comissões. Devem ser formadas até o 5º dia útil do mandato.

    O Comitê de Cidadania de Juiz de Fora deseja que esta nova legislatura a ser empossada em 2025 busque sempre legislar matérias de interesse do município e coloque a fiscalização e controle dos atos do poder executivo como prioridade em suas funções. Juiz de Fora agradece.

    Juiz de Fora, novembro de 2024 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos de Lei aprovados pela Câmara Municipal de Juiz de Fora no 1º Período de 2022: 03 a 14/01/2022

Executivo, Legislativo e Judiciário