Câmara Municipal de Juiz de Fora aprova dezessete Projetos dos vereadores e uma Mensagem do Executivo no mês de outubro.

  • Em dez reuniões Ordinárias e 5 Extraordinárias, ocorridas de 18 a 31 de outubro, os vereadores aprovaram, em terceira votação, quatorze projetos de autoria individual, dois coletivos e um de autoria da Mesa Diretora.

  • O único Projeto de autoria do Executivo (PL 4574/2023) “Institui o sistema de Inovação de Juiz de Fora, define os polos de desenvolvimento do Município, dispõe sobre as atribuições do Conselho Municipal de Desenvolvimento, tecnologia e Inovação (COMDETI) e dá outras providências”. É possível avaliar a importância para a cidade deste importante projeto, apenas pela leitura do texto.

  •  Os temas tratados, conforme gráfico, foram, em sua maior parte, referentes a Medidas Administrativas (dez no total). Constaram também temas como Direitos Humanos (2), Defesa de Direitos da Criança e Adolescente (2); Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial (2) e Defesa dos Direitos do Idoso (1).

  • Os vereadores que tiveram maior número de projetos aprovados foram Julinho Rossignoli, com três e Zé Márcio, também com três. André Luiz teve dois projetos aprovados. Laiz Perrut, Bejani Júnior, Marlon Siqueira, Cida Oliveira, João Wagner e Juraci Scheffer tiveram um projeto de cada aprovado no período. (gráfico)

  • O Comitê de Cidadania de Juiz de Fora apresenta, como Projeto destaque do 10º Período, o PL 248/2021, de autoria da vereadora Cida Oliveira “que dispõe sobre a instalação de pontos de apoio para trabalhadores de aplicativos de entrega e de transporte individual privado de passageiros no município de Juiz de Fora”. Justifica a escolha porque o projeto regulamenta as condições de trabalho desta categoria de trabalhadores, com oferta de local que lhes permita fazer refeições, descansar e ter acesso a banheiros. De 2016 até hoje essa categoria de trabalhadores apresentou crescimento de 1.000%!

  • O veto total do Executivo ao Projeto de Lei 156/2023, de autoria de 18 vereadores, que institui gratuidade do transporte coletivo urbano aos domingos e feriados em Juiz de Fora, foi mantido. Entretanto, foi ele que incentivou o Executivo a estabelecer Decreto Municipal com o mesmo conteúdo. A cidade acabou beneficiada.

  • O veto Total ao Projeto de Lei 24/2023, de autoria dos vereadores Maurício Delgado e Cido Reis, “que trata da obrigatoriedade da presença de intérpretes de libras em todas as agências bancárias e empresas prestadoras de serviços públicos”, teve o veto derrubado em reunião do dia 30/10.

  • O Projeto de Lei Complementar 16/2022, de autoria dos vereadores Pardal e Zé Márcio, que “dispõe sobre a emissão de certidão de “habite-se” em empreendimentos de pequeno porte, teve o veto mantido.

  • Foram quatro as Representações aprovadas: Juraci Scheffer pedindo reforma urgente da E. E. Francisco Bernardino; Juracy Scheffer pedindo ao STF e Autoridades religiosas, em face da ADPF 442, manifestando defesa absoluta e inviolável a favor da vida; Dr. Antônio Aguiar pedindo reforço de policiamento na rua São Sebastião; Dr. Antônio Aguiar pedindo reforço de policiamento na Rua da Bahia, Poço Rico.

  • Duas Moções de Repúdio provocaram muita discussão e posicionamentos contrários, com boas argumentações, mas  ambas foram aprovadas pelos vereadores. A 1ª Moção de Repúdio, de autoria de Sargento Mello, foi endereçada ao governo federal, pelo bloqueio de verbas do Ministério da Saúde. A 2ª Moção, também do vereador Sargento Mello foi para o Governo Federal pelo bloqueio de verbas do Ministério da Educação. 

  • Três Audiências Públicas trataram de temas relevantes para Juiz de Fora: a 1ª, em 5 de outubro, tendo como proponente Cida Oliveira, tratou do tema: A municipalização das escolas municipais pelo governo de MG. A 2ª, em 24 de outubro, assinada por sete vereadores proponentes, tratou do processo licitatório para regulamentar a atividade do comércio ambulante em Juiz de Fora. A 3ª, em 25 de outubro, por proposição de Marlon Siqueira, tratou das alterações no trânsito nos bairros Cascatinha e Teixeiras e suas implicações na comunidade.


Juiz de Fora, novembro de 2023.

Comitê de Cidadania de Juiz de Fora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos de Lei aprovados pela Câmara Municipal de Juiz de Fora no 1º Período de 2022: 03 a 14/01/2022

Executivo, Legislativo e Judiciário