Acompanhamento das Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal de Juiz de Fora em junho


O Poder Legislativo contribui com a ação governamental e, entre suas funções, está a de legislar sobre assuntos de interesse local, com o objetivo da construção de uma cidade melhor para nós e para as gerações futuras. 

O sexto período legislativo, de 19 a 30 de junho, aprovou sete projetos individuais dos vereadores nas dez reuniões ordinárias do período.

Os projetos aprovados seguem para sanção do Executivo. Foram eles:

Projetos de autoria individual dos vereadores aprovados em junho/2023

1) Projeto de Lei 264/2021.
Autoria: vereador Bejani Júnior.
Tema: Meio Ambiente.
Aprovado em 22/06/2023.

“Dispõe sobre a instalação e utilização de caçambas estacionárias, o recolhimento e o transporte de resíduos de construção civil e resíduos volumosos no município de Juiz de Fora e dá outras providências.”

2) Projeto de Lei 53/2023.
Autoria: vereadora Cida Oliveira.
Tema: Calendário Oficial do Município.
Aprovado em 27/06/2023.

“Institui o FESTICIDI no Calendário de eventos no município de Juiz de Fora.” Considerações: O projeto de lei se justifica para que o evento continue acontecendo no cenário cultural da cidade, promovendo o turismo. 

O FESTICIDI é um festival internacional, de cinema e cultura da diversidade e deverá acontecer no 2º semestre de cada ano.

3) Projeto de lei 63/2023.
Autoria: vereador Juraci Scheffer.
Tema: Educação.
Aprovado em 29/06/2023.

“Altera dispositivo da lei 12.803, de 25 de junho de 2013.”
Considerações: o objetivo do projeto é despertar a consciência de solidariedade, adicionando, no artigo 1º da referida lei, dois parágrafos que tratam da inclusão no currículo das escolas municipais de conteúdo programático multidisciplinar relativo ao incentivo à doação de sangue, órgãos, tecidos e partes do corpo.

4) Projeto de Lei 169/2022.
Autoria: vereador Sargento Mello Casal.
Tema: Calendário Oficial do Município.
Aprovado em 25/06/2023.

“Institui no município de Juiz de Fora e no Calendário Oficial o Dia do Maçom”.

5) Projeto de Lei 17/2022.
Autoria: vereadora Tallia Sobral.
Tema: Defesa dos Direitos Humanos.
Aprovado em 29/06/2023.

“Institui a Semana Municipal da Visibilidade, empregabilidade e capacitação de travestis, pessoas transgêneras, binárias e não binárias no âmbito do município de Juiz de Fora e dá outras providências.”
Considerações: o projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores,com voto contrário dos vereadores Sargento Mello, Nilton Militão e André Luiz.

6) Projeto de Lei 33/2023.
Autoria: Vereadora Tallia Sobral.
Tema: Calendário Oficial do Município.
Aprovado em 29/06/2023.

“Institui o “Mês Julho das Pretas” no Calendário oficial de eventos de Juiz de Fora.

7) Projeto de Lei Complementar (PLC) 11/2023.
Autoria: Vereador Juraci Scheffer.
Tema: Medidas Administrativas.
Aprovado em 29/06/2023.

“Altera as leis 6908 e 6910, de 31 de maio de 1986 e a Lei Complementar de 6 de novembro de 2013. Considerações: o projeto diz respeito à  rua Eduardo Sathler, no Bairro Serra D’Água, Cidade Alta, que  passará a ter zoneamento  uso e ocupação do solo ZR-3.



Representações encaminhadas no 6ª Período Legislativo

  1. Representação 36/2023, de autoria da Marlon Siqueira e destinada ao Governador de MG, solicitando capina, limpeza e recapeamento da Rodovia AMG 3055.
  2. Representação à PMMG no sentido de requerer patrulhamento para o Bairro Parque das Águas. Autoria: Bejani Júnior.
  3. Representação 39/2023, de autoria do vereador Sargento Mello à empresas MRS Logística para que providencie a troca de lâmpadas queimadas na passarela entre as ruas Eng. Otto Salzer e Av. Cel. Vidal, no bairro Fábrica.


Veto total do Executivo a Projeto de Lei aprovado na Câmara

Projeto de lei 98/2022.Foi mantido o veto total do Executivo ao Projeto, de autoria do vereador Dr. Antônio Aguiar, a pedido do autor, por apresentar vício de iniciativa.

O projeto dispõe sobre o atendimento no Deam às mulheres surdas vítimas de violência ser feito por profissionais habilitados em língua Brasileira de Sinais, LIBRA.



Projeto destaque do mês de junho

O Comitê de Cidadania de Juiz de Fora coloca, neste 6º Período Legislativo, como destaque do mês, o Projeto de lei 63/2023, de autoria do vereador Juraci Scheffer. 

Justifica a escolha por considerar que as alterações propostas na Lei 12.803 buscam despertar a consciência de solidariedade nas escolas ao propor adicionar 2 parágrafos que tratam de incluir no currículo das escolas municipais conteúdo programático multidisciplinar relativo à doação de sangue, órgãos, tecidos e parte do corpo.

Em face do contexto dramático de ataques a escolas e até a afirmação de deputado federal criminalizando professores, considerando-os “perigosos traficantes de doutrinas que acabam com a paz nas famílias”, este projeto merece aplausos por despertar o espírito de solidariedade e buscar construir uma cultura da paz nas nossas escolas.

Juiz de Fora, julho de 2023.

Comitê de Cidadania de Juiz de Fora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos de Lei aprovados pela Câmara Municipal de Juiz de Fora no 1º Período de 2022: 03 a 14/01/2022