AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE O ATENDIMENTO 24H PARA AS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

 


No dia 23 de Março de 2023, no Mês da Mulher, a Câmara Municipal de Juiz de Fora discutiu em Audiência Pública a necessidade de atendimento 24 horas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). 

A proposição foi da vereadora Tallia Sobral e, segundo ela, foi fruto de uma construção unificada de entidades e partidos para avaliar as políticas implantadas no enfrentamento à violência contra a mulher, como estas políticas têm sido desenvolvidas e quais as falhas e problemas que existem fazendo de Juiz de Fora a 2ª cidade de MG com maior número de feminicídios. 

Segundo informes do vereador Dr. Antônio Aguiar menos de 10% dos infratores de violência contra as mulheres são condenados pela justiça.
Foram muitos os questionamentos e declarações de todos os participantes da Audiência e, por unanimidade, disseram que ela precisa ter resultados concretos. Principais proposições apresentadas pelos participantes:

  • Que a DEAM funcione 24 horas. Atualmente seu funcionamento é das 8h30m às 12 horas e das 14h às 18h. A proposição é acionar o governo de MG solicitando maior número de delegadas, já que o maior nº de casos ocorre à noite e nos fins de semana.
  • Mudança de localização da DEAM que hoje está funcionando no Shopping Santa Cruz, fazendo a mulher esperar em meio aos consumidores do referido Shopping.
  • Melhor acolhimento das vítimas de violência na lavratura de boletins e em todas as fases desse atendimento.
  • Necessidade de mais abrigos para as vítimas da violência doméstica. Instalação de Casa de Passagem Emergencial com acolhimento 24 horas.
  • Capacitação da Polícia Militar e da Guarda Municipal no atendimento à mulher vítima de violência.
  • Maior presteza da Vara da Violência Doméstica no deferimento e contabilizando as Medidas Protetivas.
  • Capacitar os educadores para que a educação seja inclusiva e de combate à violência.
  • Criar núcleos de apoio regionalizados, com assistência social.

Atualmente, a Casa da Mulher faz um trabalho com foco no acolhimento humanizado. A casa é vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e desenvolve ações com atendimento psicológico, policial e jurídico às vítimas da violência. 

O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) elegeu comissões de trabalho para efetivar a implantação do Plano Municipal de Direitos da Mulher em Juiz de Fora.
LUZ NO FIM DO TÚNEL



Com a volta da Casa da Mulher Brasileira, é grande a expectativa de Juiz de Fora ser agraciada com a construção de uma Casa da Mulher. 

A Comissão da Defesa da Mulher da Câmara Municipal está atuando para essa conquista se realizar.

Juiz de Fora, março de 2023
Comitê de Cidadania de Juiz de Fora.


Comentários

  1. Felizmente o governo federal sancionou ontem lei que exige o funcionamento ininterruptodas Deam . Muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O 4º Período legislativo movimentou a Câmara Municipal de Juiz de Fora

DEBATE TÉCNICO E AUDIÊNCIA PÚBLICA ANTECEDEM AUTORIZAÇÃO DE R$ 420 MILHÕES PARA OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCHENTES