CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DA MENSAGEM DO EXECUTIVO


DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA

Na quarta-feira, 22 de maio de 2022, às 15 horas, com a presença de vereadores, representantes de Secretarias municipais, Conselhos Municipais de Direitos, sindicatos, convidados e público em geral, foi realizada Audiência Pública, como ponto de partida para a discussão das Diretrizes Orçamentárias para a cidade de Juiz de Fora em 2023.

Conforme consta no Projeto de Lei nº 4510/2022, de autoria do Executivo e entregue à Câmara Municipal, a receita prevista para Juiz de Fora é de R$2.500.000.000,00 (dois bilhões e quinhentos milhões de reais), estando detalhadas despesas de R$2.554.000.000,00 (dois bilhões e quinhentos e cinquenta e quatro milhões de reais), com déficit orçamentário previsto de 54 milhões de reais.

Em suas considerações iniciais, o vereador Wagner de Oliveira ressaltou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 é norteada pelas propostas contidas na lei 14.356/2022, que dispõe sobre o Plano Plurianual. 

A partir desta Audiência Pública, será papel do legislativo discutir e votar o projeto durante as reuniões ordinárias e extraordinárias. O relato técnico apresentado a seguir enfatizou que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias tem por objetivo orientar a elaboração e execução do Orçamento Municipal, estabelecendo as prioridades.

Algumas destas prioridades previstas:

  • Modernização da arrecadação e sistemas de informação; 
  • Construir unidades escolares, ampliar obedecendo os padrões de acessibilidade;
  • Formação continuada e permanente de professores;
  • Construção de equipamentos de saúde; 
  • Retorno do carnaval; 
  • Revitalização de espaços turísticos e adequação de espaços esportivos;
  • Apoio à produção agro- pecuária, agricultura ecológica, economia solidária;
  • Acolhimentos em famílias acolhedoras, serviços de acolhimento em repúblicas (moradores de ruas).;
  • Melhoria na coleta de lixo; 
  • Coleta de lixo orgânico. 

Como grande dificuldade foi citada a inflação de dois dígitos que torna ainda mais difícil equilibrar receitas e despesas.

O papel da boa política é saber assumir as prioridades, usando como critério de escolha aquelas que trazem maior benefícios à população. 

Os vereadores se posicionaram quanto à necessidade de reabertura das portas do Hospital João Penido para atendimento externo. Posicionaram-se sobre a entrega do hospital à Organização Social. 

Trouxe desconforto aos presentes, durante o desenrolar da Audiência,algumas trocas de ofensas entre os vereadores.  

Em suas falas os participantes questionaram a não inclusão nas prioridades para 2023:de construções de novas moradias populares ede mais construções de rampas cumprindo as normas técnicas que garantam acessibilidade aos deficientes.

Juiz de Fora é a 4ª maior cidade de Minas Gerais. Cabe à Câmara Municipal fiscalizar o Executivo quanto à elaboração, execução e cumprimento da Lei Orçamentária, garantindo sua obediência às metas contidas no Plano Plurianual. 

A grande missão política do vereador é tornar possível a melhoria das condições sociais que provocam tanto sofrimento à população menos favorecida de nossa cidade. Por ser tão importante, a Câmara Municipal é objeto do controle social do Comitê de Cidadania. Afinal, política é a ciência e arte do bem comum.

Comitê de Cidadania, junho de 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos de Lei aprovados pela Câmara Municipal de Juiz de Fora no 1º Período de 2022: 03 a 14/01/2022