88 ANOS DA CONQUISTA PELO VOTO FEMININO

                                                                                                                                                   
                                                                                                      

O PODER DA BUSCA POR DIREITOS

Desde 2015 o dia 24 de fevereiro é comemorado Oficialmente pelo Governo Federal, mas essa data não se faz importante porque foi sancionada pela presidenta, mas sim porque, neste mesmo dia, em 1932 foi decretado que MULHERES TINHAM DIREITO AO VOTO, um dos pilares da luta das mulheres por seus direitos.
DECRETO N° 21.076, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1932

Mas como toda mudança acontece aos poucos, a conquista não foi completa. O Código Eleitoral da época permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria (acima de 2 mil réis) poderiam votar. 

Em 1934 as restrições ao pleno exercício do voto feminino foram eliminadas no Código Eleitoral, e em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres. 

O filme "AS SUFRAGISTAS" (2015) retrata a luta diária das mulheres pelo direito do voto na Inglaterra pós Revolução Industrial. As primeiras ativistas do feminismo no século XIX eram conhecidas como "suffragettes" e iniciou-se em 1987, com a Fundação da União Nacional pelo Sufrágio Feminino, por Millicent Fawcett. Mesmo sendo perseguidas elas nunca desistiram de lutar por seus direitos e foi com um ato para chamar a atenção do Rei da Inglaterra que Emily Davison (1872-1913) tornou-se a primeira mátir do movimento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Executivo, Legislativo e Judiciário