Comitê de Cidadania/JF vai às ruas distribuir Informativo Semestral

 

O último dia 15 de maio ganhou um novo significado na história brasileira. As ruas de todo o país foram tomadas por manifestações contra os cortes de verbas nas universidades e institutos federais divulgados no início do mês pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Aproveitando a grande quantidade de pessoas no centro de Juiz de Fora, o Comitê da Cidadania distribuiu exemplares da última edição do informativo a fim de divulgar seu trabalho para a população da cidade.
Durante a distribuição do material, foi possível notar que grande parte das pessoas, em suas vidas agitadas e corridas, não buscam se informar a respeito das ações dos vereadores da cidade, mas demonstram interesse quando são apresentadas a essas informações. Isso reforça a importância da participação em ações que definem o futuro do país. Fiscalizar os governantes e suas atitudes é fundamental para compreender o que cada político está fazendo e como isso pode afetar a vida da sociedade.
E foi justamente contra algumas medidas adotadas pelo governo de Bolsonaro que a greve nacional da educação aconteceu. O protesto critica o contingenciamento das verbas públicas com o ensino superior e ensino básico, que resultou no congelamento de 30% das verbas discricionárias nas universidades federais. Juntamente, a manifestação criticou o projeto de reforma da Previdência que está tramitando na Câmara dos Deputados e que resulta, em linhas gerais, por períodos mais longos para se aposentar e alíquotas mais altas de contribuição.
Tendo em vista o futuro crítico da educação brasileira, base de formação da sociedade, a presidente do Comitê da Cidadania, Maria Aparecida Corrêa, afirma que é sempre importante o povo se manifestar, como forma de mostrar o que está bom e o que precisa melhorar. “A participação é fundamental. Dentro da ordem, da paz, sem necessidade de enfrentamento, apenas com diálogo”, reforça. Além disso, a pauta defendida durante os protestos em todo o país, constitui-se de questões essenciais para o Brasil, portanto necessita de mais atenção e um olhar experiente e humanizado por parte de nossos governantes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 4º Período legislativo movimentou a Câmara Municipal de Juiz de Fora

DEBATE TÉCNICO E AUDIÊNCIA PÚBLICA ANTECEDEM AUTORIZAÇÃO DE R$ 420 MILHÕES PARA OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCHENTES