Juiz-foranos conversam sobre cidadania e políticas públicas em Seminário

A noite de 19 de outubro de 2017 se tornou inesquecível para o Comitê de Cidadania de Juiz de Fora. Foi quando o trabalho de muitas semanas dos membros do comitê se concretizou no auditório do Colégio Jesuítas. Na plateia, pessoas de diferentes idades, classes e profissões estavam atentas à discussão de um tema central para o exercício da cidadania: as políticas públicas.

No palco, os professores e pós-doutorandos Felipe Maia e Eduardo Condé compartilharam seus conhecimentos em dois momentos. Com o tema “A história e o desenvolvimento dos direitos do cidadão”, Maia fez uma retomada histórica dos direitos conquistados em cada século, trazendo à memória os desafios de alguns países no século XVIII, que já demonstravam no seio de suas sociedades ideais de justiça e igualdade de direitos.

Após a exibição de um vídeo sobre os direitos e deveres de um cidadão ou cidadã, o professor Eduardo Condé, subiu ao palco e proporcionou uma reflexão sobre “Os meios atuais que asseguram os direitos da participação popular na elaboração de políticas públicas”. Em sua fala, os presentes puderam compreender sobre os mecanismos da ação cidadã, com destaque para os Conselhos Municipais e a importância de a sociedade ter profundo conhecimento sobre este meio.

O professor de sociologia Matheus Gomes estava presente no evento e contribuiu fomentando a importância da discussão sobre políticas públicas e cidadania no centro da cidade, já que muitas vezes estas discussões ficam restritas ao espaço e ao público da universidade. Complementando sua fala, Maia também destacou o valor de se pensar cidadania neste momento específico da história do Brasil, pois o país “vive uma longa crise política e que não terá uma saída fácil, mas, se a sociedade parar para refletir e se organizar, será possível elaborar uma tática para vencer este momento conturbado”.

Ao final do evento, uma atividade lúdica foi proposta aos presentes. Cada participante recebeu uma pequena folha para escrever os pensamentos despertados durante a noite. Cada frase foi colada em uma grande painel, construindo o pensamento geral daqueles que participaram do 1º Seminário de Políticas Públicas de Juiz de Fora.

O espírito de empoderamento cidadão era perceptível, ao ouvir as pessoas comentando sobre o desejo de participarem ativamente na elaboração de políticas para a sua cidade. Afinal, como alertou Condé, “não há espaço vazio na política”. Quem, além da própria população, poderia defender interesses públicos nos meios políticos? A democracia não é perfeita e tampouco fácil de ser colocada em prática, mas é o único sistema político na história da humanidade que garante a participação e os direitos de todas e todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEBATE TÉCNICO E AUDIÊNCIA PÚBLICA ANTECEDEM AUTORIZAÇÃO DE R$ 420 MILHÕES PARA OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCHENTES