Precisamos falar sobre as eleiçõe

Está chegando o dia das eleições, e agora? Calma, sempre bate aquele nervosismo na hora do voto, e é comum que muitas dúvidas apareçam. Afinal, esse é um momento decisivo na vida da nossa cidade e qualquer escolha terá consequências nos próximos quatro anos. Mas para que tudo dê certo, e você faça uma escolha consciente, nós estamos aqui pra tirar suas dúvidas e ajudar na hora do voto.


Vale lembrar que o direito ao voto, às eleições diretas e a todo o processo da democracia são questões conquistadas a partir de muita luta e é preciso que cada cidadão se engaje para mantê-los e aprimorá-los, é um processo de construção.

Dada a seriedade de um processo de votação/eleição é compreensível que brote aquela empolgação em demonstrar suas vertentes políticas. Contudo, é preciso ficar muito atento para não confundir manifestação individual e silenciosa com o crime boca de urna. Confira nosso top 5 exclusivo sobre o assunto.

Para ir votar, certifique-se de sair de casa levando um documento oficial com foto, seja ele a sua identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte ou certificado de reservista. A apresentação do titulo de eleitor é opcional, sendo obrigatório apenas o documento com foto.

No local da votação é permitido o uso de “colas”, então pra não dar aquele branco na hora do voto, você pode levar o número do seu candidato anotado. Durante o momento do voto, os celulares e qualquer forma de registro deverão ficar retidos em uma mesa receptora, evitando a quebra de sigilo.
Se você vota usando o sistema biométrico, o procedimento é o mesmo. Deverá apresentar o documento com foto, em seguida o mesário identificara sua inscrição e fará o reconhecimento da digital cadastrada.

Além da boca de urna, citada acima, uma questão frequente na época de eleições é a do Voto Nulo e do Voto em Branco. Quais as diferenças? O que significa? Vamos explicar.



O Voto Nulo é quando o eleitor tem vontade de anular seu voto. Para isso, digita-se na urna o número de um candidato inexistente ("00" por exemplo), e depois aperta a tecla "Confirma". Mas atenção! Para você que pensa que anular seu voto irá, também, anular as eleições, não se engane! Isso é apenas um MITO. Todo voto é importante, por isso não use o seu em vão.

Já o Voto em Branco é quando o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos e, segundo a Constituição de 1988, que é também a legislação vigente, determina-se que não sejam computados os votos em branco para a verificação da maioria absoluta. Sendo assim, os votos em branco não são contabilizados para nenhum candidato. Para votar em branco, o eleitor pressiona a tecla "Branco" da urna e em seguida a tecla "Confirma".

Apesar de existirem essas opções, e de o eleitor ser livre pra escolher um candidato ou não escolher candidato algum, é preciso frisar que o destino do nosso país, da nossa cidade, está nas nossas mãos, e precisamos ter consciência de quem irá cuidar e lutar pelos nossos direitos. Voto consciente sempre!

E não se esqueça, a votação acontece das 8h às 17h, e qualquer dúvida a respeito do local da votação você pode consultar o site do TSE ( Tribunal Superior Eleitoral) Caso tenha mais alguma dúvida, deixe aqui pra gente nos comentários e acesse a nossa página no Facebook .

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O 4º Período legislativo movimentou a Câmara Municipal de Juiz de Fora

DEBATE TÉCNICO E AUDIÊNCIA PÚBLICA ANTECEDEM AUTORIZAÇÃO DE R$ 420 MILHÕES PARA OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCHENTES