Mesa redonda discute eleições e representatividade
A mesa redonda composta por Maria Enilda, representante do Comitê, e pela doutoranda em Educação na UFJF, Carla Romão, irá abordar como temática a conjuntura política brasileira e as análises para as eleições de 2018. Na discussão será destacada a representatividade da juventude, das mulheres e das questões raciais dentro dos espaços de poder da sociedade, além da necessidade de motivar a participação política dos cidadãos.
O evento é gratuito e aberto para todos os interessados. Quem deseja receber o certificado de participação na palestra deve realizar a inscrição acessando o link do formulário.
Sobre o Comitê
O Comitê de Cidadania, que foi criado no contexto de mobilização contra a corrupção eleitoral de 1999, acompanha as decisões jurídicas da cidade desde 2001. Como desdobramento da ação, ocorreu a criação da primeira lei de iniciativa popular - a Lei 9840/99. Parte dos integrantes dessa campanha se reuniram para dar continuidade ao debate sobre política e estabeleceram a organização do Comitê de Cidadania com o objetivo de acompanhar a atuação dos vereadores no exercício de suas funções.
Atualmente o grupo conta com cerca de 15 integrantes, que se mantém presente nas reuniões ordinárias da Câmara. As informações coletadas sobre as principais leis aprovadas e os gastos públicos dos vereadores são divulgadas por meio de um informativo semestral.
Sobre as convidadas
Maria Enilda é formada em Geografia pela UFJF e possui pós-graduação em Geografia econômica pela Faculdade de Ciências e letras Plínio Augusto do Amaral em Amparo - SP. Ela coopera com o Comitê de Cidadania, realizando trabalho apartidário, ecumênico e voluntário, que visa expandir a participação e conscientização cidadã dos juizforanos. Ela é uma das coordenadoras da iniciativa e frequenta as reuniões da Câmara Municipal, participa da elaboração de projetos e do fechamento do boletim semestral.
Carla Romão é formada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e estuda temas ligado à mulheres, feminismos, juventudes, gênero, identidade, espaço escolar e diferença. A Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FACED/UFJF) atua na linha de pesquisa 'Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional'. Ela também compõe a Coletiva Feminista Luiza Mahin e integra o Coletivo Flores Raras.
Comentários
Postar um comentário