CONCURSO PÚBLICO X CARGOS     COMISSIONADOS

      Concurso público é um processo seletivo que avalia os candidatos por meio de uma prova para um cargo efetivo de alguma entidade governamental. Muitas vezes esse processo é preparado pelas empresas especializadas, onde o RH é responsável pela avaliação dos serviços designados. Diferente dos cargos comissionados, onde os cargos são efetivados à poder do serviço legislativo, não é necessário passar pelo processo seletivo do concurso. 
      Na Câmara Municipal de Juiz de Fora, com base no site, acessado no primeiro semestre de 2017, há 170 funcionários, onde apenas 45 são concursados.  Nos gabinetes dos vereadores, há 149 funcionários (visto que cada vereador tem direito a 8 assessores), porém, os mesmos são computados como funcionários diretos da Câmara. 
      A Lei 13.534 foi aprovada em julho de 2017, lei esta que permite que os vereadores contratem mais três cargos comissionados, a pedido do presidente da Câmara. 
      O último edital para concurso público foi publicado pela Câmara em 2014, embora desde 2016 haja a proposta de um concurso (que visava o preenchimento de 30 vagas), no qual o Ministério Público encontrou irregularidades no edital.

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